Regularização de Empresa
Regularização de Empresa
Muito se fala hoje em dia sobre começar o próprio empreendimento, montando o próprio escritório ou mesmo se tornando um profissional autônomo, também conhecido como “freelancer”. Porém, boa parte desses empreendimentos acaba se mantendo na informalidade, ou seja, a regularização da empresa não é feita corretamente.
Um dos motivos para isso é justamente a dificuldade que muitos têm com esse processo. Apesar de sua importância, ele também tende a ser complexo, o que faz muitos pequenos empreendedores optarem pela informalidade. Porém, há algumas formas de lidar com isso, especialmente com a ajuda de um profissional de contabilidade.
Por que você deve regularizar sua empresa?
Como já mencionamos, registrar um negócio e obter o CNPJ para seu empreendimento não é sempre a tarefa mais fácil. Esse processo exige uma série de documentos, pagamentos e visitas ao aos órgãos competentes. Isso tudo enquanto ainda tenta cumprir suas metas de trabalho.
Porém, a longo prazo, um negócio regularizado tem mais a ganhar, pois possui acesso a mais benefícios, como seguridade, contratações e aposentadoria. Além disso, a regularização é um pré-requisito para o exercício de muitas atividades, especialmente aquelas que podem envolver riscos à saúde e segurança.
Qual é o papel do contador nesse processo?
Dentro do processo de regularização, o contador tem sempre um papel fundamental, pois é um profissional com maior entendimento seu funcionamento e o que deve ser feito. Isso tanto no primeiro momento de registro quanto a longo prazo.
Veja aqui algumas de suas contribuições para a regularização da empresa:
- Manter a regularidade fiscal
Um dos pontos mais difíceis envolvidos nesse processo é justamente entregar todos os documentos corretamente, pois sempre há muitos detalhes que podem ser mal interpretados por alguém que não possui conhecimento adequado. Um dos trabalhos do contador aqui é justamente fazer com que tudo seja realizado da forma correta e sem complicações. - Atualização das Certidões Negativas de Débito
Uma das responsabilidades de toda empresa é fazer o recolhimento de impostos estaduais, federais e municipais, assegurando a arrecadação. Junto com isso, também são enviadas as CNDs (Certidões Negativas de Débito), documentos que comprovam que a empresa está em dia com suas obrigações. Sem elas, seu negócio pode ter bem mais dificuldade para conseguir um empréstimo com o governo, por exemplo. - Minimizar erros e atrasos no pagamento de tributos
Boa parte das multas e juros acumulados em tributos são resultado da perda de prazos de pagamento ou envio de documentos. Com o auxílio de um contador, é mais fácil manter esses prazos sob controle e evitar que eles se transformem em prejuízo para sua empresa. - Atender à legislação atual
Por fim, mas não menos importante, é sempre bom lembrar que a legislação está sempre mudando, incluindo as normas fiscais. Sendo assim, você vai precisar da ajuda de um profissional especializado para acompanhar estas alterações e garantir que seu negócio esteja sempre dentro das normas.
Quer saber como a Plena Solução Contábil pode te ajudar? Entre em contato conosco.