Contabilidade para empresas do Simples Nacional
Contabilidade para Empresas
do Simples Nacional
O que é o Simples Nacional?
O Simples Nacional é um modelo de tributação criado em 2006, quando foi sancionada a Lei Complementar nº 123. O objetivo do modelo é simplificar o recolhimento de impostos de pequenas e médias empresas, cujo faturamento tem uma receita bruta de até R$ 4,8 milhões por ano.
Ao optar por esse modelo, o empresário terá todos os tributos federais, estaduais e municipais pagos em uma única guia. Assim, não é necessário pagar vários boletos de impostos, com vencimentos em datas diferentes.
Como um contador pode me ajudar?
O profissional de contabilidade tem a expertise necessária para averiguar se uma empresa pode estar nesse regime ou não, bem como repassa orientações para os empreendedores sobre as medidas que devem ser tomadas para fazer a migração.
O contador é o responsável por apresentar uma declaração mensal e anual, que deve conter todas as informações fiscais e socioeconômicas dos empresários. Também é preciso que esse documento conte com os impostos que serão aplicados e que uma apresentação seja feita à Seguridade Social.
Também é papel do profissional da contabilidade utilizar o sistema eletrônico obrigatório da Receita Federal. É nesse portal que se emite o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que nada mais é do que o boleto para pagamento dos impostos.
Quer saber como a Plena Solução Contábil pode te ajudar? Entre em contato conosco.