Contabilidade para Clínicas Médicas
Contabilidade para Clínicas Médicas
A prática médica privada pode representar uma das conquistas mais gratificantes para o profissional da área da saúde. A capacidade de tomar decisões e fornecer tratamento que influenciam diretamente na qualidade de vida e nos padrões de atendimento prestados a um paciente é muitas vezes uma escolha de carreira bastante recompensadora. No entanto, médicos que abrem um consultório privado terão o desafio da gestão administrativa e financeira de um negócio, visando manter o equilíbrio entre o cuidado com seus pacientes e a atenção à contabilidade e gestão financeira da clínica médica.
Como dono de uma clínica ou consultório médico você vai operar como qualquer pequena empresa. O que significa dizer que o seu negócio está exposto aos mesmos desafios financeiros de outras pequenas empresas do país, ou seja, uma infinidade de obstáculos a superar, custos e obrigações a serem cobertos e erros comuns a evitar.
Com isso em mente, confira sete boas práticas para organizar as finanças da sua clínica ou consultório médico:
- Não misturar despesas pessoais com os gastos da clínica
- Controlar o fluxo de caixa
- Automatizar os processos
- Analisar seus números com regularidade
- Fazer um planejamento das compras
- Fazer a análise de viabilidade e lucro por procedimento
- Escolher o melhor regime tributário
Tal como acontece com qualquer empresa, organizar as finanças da sua clínica ou consultório médico é essencial para garantir que o negócio possa funcionar de forma sustentável. Apesar da prioridade número um do seu trabalho continuar sendo o de cuidar da saúde dos pacientes deixar de dar foco na contabilidade e na gestão financeira da sua clínica médica pode trazer grandes dores de cabeça. Por outro lado, aqueles que dedicam atenção na organização das finanças do consultório médico podem usufruir de um negócio potencialmente mais lucrativo e recompensador.
Quer saber como a Plena Solução Contábil pode te ajudar? Entre em contato conosco.